domingo, 4 de outubro de 2009

A atuação humana e o meio ambiente


Todos nós, de alguma forma, ajudamos a desflorestar o planeta ou a contaminá-lo. Com a utilização de automóveis, produtos industrializados e o consumo excessivo de artefatos tecnológicos contribuem para que o clima do planeta se volte contra nós. As mudanças já estão acontecendo e são sentidas, mas como ocorrem de forma gradual, conseguimos nos adaptar e muitas vezes não a percebemos. O processo global de industrialização que aconteceu no século XX mudou drasticamente a atmosfera por conta de suas emissões de gases tóxicos.

O homem transformou o planeta em um grande depósito de lixo. Descartamos contêineres com lixo radioativo para o fundo do mar, carregamos navios com substancias não-degradáveis, destruímos florestas para dar lugar a pastagens e monoculturas e ainda destruímos irracionalmente os recursos naturais. As variações climáticas que decorrem ás ações do homem acabam produzindo as alterações climáticas e conseqüentemente o aumento desastroso da temperatura no planeta. Este desequilíbrio acaba atingindo todas as camadas de vida existente no planeta como a fauna e flora, trazendo ainda fortes ventos, furacões e tufões.

Todo esse desequilíbrio ambiental causado pelo homem trás consequências diretas como o forte impacto na economia e o desabastecimento alimentar, pois os produtos alimentícios dependem do clima, a geração de energia elétrica terá aumento vertiginoso de preço, épocas de racionamento de eletricidade, de fome e descontentamento social será bem mais freqüente do que hoje em dia. Aumentará o numero de pragas, insetos e doenças tropicais como a malária, dengue, verminoses entre outras. A conduta humana será decisiva para suportar o aumento geral da temperatura acarretada pelo seu próprio comportamento inconsciente e depredatório.

1 comentário:

  1. Infelizmente todos nós realmente contribuimos para a degradação ambiental a que temos vivido. Ultimamente tem acontecido fenômenos que nunca havíamos presenciado: tsunâmis, terremotos em áreas que não eram afetadas pelo movimento das placas tectônicas, animais invadindo as cidades em busca de alimentos e lugar pra reprodução.
    Por trás de tudo isso só existe um culpado: o homem.
    Antes de fazermos qualquer coisa, devemos pensar sobre em que e o que ela poderá refletir. de repente podemos estar armando nossa própria morte e pensando que estamos fazendo bem.

    ResponderEliminar